Futuros Possíveis/ Possible Futures

Arte, Museus e Arquivos Digitais

Lucas Bambozzi

1 comentário

Desde o final dos anos 80 desenvolve estudos e trabalhos artísticos em torno da expressividade da linguagem audiovisual com ênfase nos meios eletrônicos e suas confluências. Foi artista residente no CAiiA-STAR Centre/i-DAT (Planetary Collegium) e concluiu seu MPhil na Universidade de Plymouth na Inglaterra. Foi o resposável pela implantação do setor de Internet e desenvolvimento de projetos de novas mídias para a Casa das Rosas, onde desenvolveu atividades pioneiras ligadas a exposições pensadas para um ambiente em rede, tendo sido o curador de exposições como Arte-Suporte-Computador (1998) e Imanência (1999). Entre 98 e 99 foi consultor da área de cinema e vídeo do ItaúCultural, onde fez curadoria da programação do projeto Rumos Cinema e Vídeo. Foi curador e coordenador de eventos como Sónar SP (2004), Digitofagia (2004), Forum Eletronika de Mídia Expandida (BH, 2005), Motomix (2006), Container Art (SP, 2008), Lugar Dissonante (2009) e é um dos criadores do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (2006-2012).

Participa ativamente de coletivos de intervenção em mídias e performances de live-vídeo com os grupos FAQ/feitoamãos e C.O.B.A.I.A., tendo conudzido projetos como o Z.A. Zona de Ação (SESC-SP, 2004), CUBO (CCBB-SP, 2005) e Território São Paulo (IX Bienal de Havana, 2006) e Na Borda (Sesc, 2012)

Trabalha em várias mídias e suportes tendo construído um corpo consistente de obras em video, filme, instalação, trabalhos site-specific, videos musicais e projetos interativos para web. Seus trabalhos vem sendo frequentemente premiados e exibidos em festivais e mostras em mais de 40 países.

Fez a concepção e a direção de criação do CD-ROM Valetes em Slow Motion, de Kiko Goifman, que recebeu em 1998 o prêmio máximo no 7º Prix Mobïs em Paris – um dos mais importantes eventos na área de multimídia. Seu vídeo, I Have No Words recebeu em 2000 o primeiro prêmio no Locarno VideoArt Festival, na Suíça. O documentário de longa metragem O Fim Do Sem Fim sobre profissões em vias de extinção no Brasil foi premiado em praticamente todos os festivais que participou. Vem apresentando seus trabalhos em eventos como a Bienal de La Habana (Cuba), 25ª Bienal de São Paulo, Emoção Art.Ficial no ItaúCultural, Share Festival em Turim (Itália), e XX Videoformes em Clermont-Ferrand (França) onde foi homenageado em 2005 com uma retrospectiva completa de seus trabalhos em vídeo. Sua instalação SPIO, um sistema robotizado de auto-vigilância foi apresentada na galeria HTTP em Londres, no Laboral em Gijón (Espanha) e nos espaços da Fundação Telefônica na Argentina, Peru e Chile. Sua instalação O Tempo Não Recuperado foi montada em eventos como o FILE (2005, no Rio e São Paulo) e Interconnect no ZKM (Alemanha, 2006). Participou das exposições Pensée Sauvage no Frankfurter Kustverein (Alemanha, 2007) Emergentes, e RE:akt!, reconstruction, re-enactment, re-reporting,noNational Museum of Contemporary Art em Bucharest, Romênia, na Skuc Gallery em Liubliana, Eslovênia e no Museum of Modern and Contemporary Art em Rijeka, Croácia, em 2009. Em 2010 participou de exposições no ISEA Ruhr em Dortmund, Alemanha e Ars Eletrônica, em Linz, Áustria, onde recebeu menção honrosa pelo projeto Mobile Crash. Em 2011 teve uma retrospectiva de seus trabalhos no LAA Laboratório Arte Alameda, no México, DF e em 2012 tem trabalho comissionado pela bienal Zero1 de San Jose (EUA).

Um pensamento sobre “Lucas Bambozzi

  1. Pingback: Esquecimento e conveniência / Forgetfulness and convenience | Futuros Possíveis/ Possible Futures

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s