Futuros Possíveis/ Possible Futures

Arte, Museus e Arquivos Digitais

Internacionalização dos arquivos de Mídia Arte / Internationalization of Media Art archives

1 comentário

O fato de não haver hoje nenhuma iniciativa em direção ao que o teórico Oliver Grau chama de “Internacionalização dos Arquivos da Mídia Arte” – como nos moldes dos arquivos de astronomia organizados pela EURO-VO, por exemplo — nos força a investir em uma crítica do arquivamento digital no sentido amplo da expressão. Partindo da provocação da “febre do arquivamento”, perpetrada por Derrida, a crítica vai ter como base noções como memória terciária (Stiegler) diagramática operativa (Ernst) e “born-digital objects” — além de se inspirar em metodologias inovadoras, como a arqueologia de mídias.

/

The fact that there is currently no initiative towards what the theorist Oliver Grau calls “Internationalization of the Archives of Media Art” – such as the archives of astronomy organized by the EURO-VO, for example – forces us to invest in a critique of the digital archiving in  a broader sense of the term. From the provocation of “archiving fever”, perpetrated by Derrida, the criticism will be based on notions such as tertiary memory (Stiegler), diagrammatic operative (Ernst), and “born-digital objects” – besides being inspired by innovative methodologies, such as archeology of media.

Guilherme Kujawski

Um pensamento sobre “Internacionalização dos arquivos de Mídia Arte / Internationalization of Media Art archives

  1. Hola! Mudei um pouco o teor da apresentação. Certamente, a provocação de Grau é o ponto de partida para uma especulação sobre a questão dos *arquivos*, assunto altamente em voga hoje em dia (principalmente na Alemanha). See you soon!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s