Futuros Possíveis/ Possible Futures

Arte, Museus e Arquivos Digitais

Análise e visualização de eventos de arte como Rede Social / Analysis and visualization of art events as Social Network

Deixe um comentário

Como criar uma nova metodologia para a construção da História da Arte? As informações obtidas a partir de gráficos de relações encontradas na rede social – formada por eventos do circuito de arte contemporânea brasileira no Canal Contemporâneo –, podem nos levar à construção de um tesauro documentário para organizar e atribuir sentido aos conteúdos na Web. Como primeiros passos deste caminho vertiginoso, o presente estudo aplica a Análise de Redes Sociais na modelagem da Rede Canal.

Os primeiros rascunhos do projeto Visualizações da Rede Canal já nos colocam algumas questões sobre a metodologia a ser usada e sobre os caminhos que podem ser seguidos. As informações obtidas a partir de gráficos das relações encontradas na rede social, que é formada por eventos do circuito de arte contemporânea brasileira, poderiam nos levar a construção de um tesauro documentário para organizar e atribuir sentido aos conteúdos na Web (web semântica ou web 3.0)? Estas relações e o tesauro podem nos levar a uma nova metodologia para a História da Arte? Para darmos os primeiros passos neste caminho vertiginoso, vamos aplicar os princípios e métodos da Análise de Redes Sociais – ARS (Social Network Analysis – SNA) na modelagem da Rede Canal para definir a sua estrutura. Ao tratarmos a Rede Canal como rede social, devemos ter definidos os conceitos básicos de atores e relações sociais, para em seguida desenhar grupos, subgrupos e o sistema como um todo. Paralelamente tratamos o trabalho com estudos de memória e memória coletiva que vem atualmente sendo aplicados à Internet, com o objetivo de criticar e atualizar alguns conceitos de documentação para acervos museológicos. Este trabalho pretende ser uma introdução à ARS aplicada à rede social formada por eventos do circuito de arte contemporânea brasileira que foram registrados no Canal Contemporâneo ao longo dos últimos 12 anos.

Patricia Canetti

<div style=”margin-bottom:5px”> <strong> <a href=”http://www.slideshare.net/futuros_possiveis/patricia-canetti-anlise-e-visualizao-de-eventos-de-arte-como-rede-social-analysis-and-visualization-of-art-events-as-social-network&#8221; title=”Patricia Canetti – Análise e visualização de eventos de arte como Rede Social / Analysis and visualization of art events as Social Network” target=”_blank”>Patricia Canetti – Análise e visualização de eventos de arte como Rede Social / Analysis and visualization of art events as Social Network</a> </strong> from <strong><a href=”http://www.slideshare.net/futuros_possiveis&#8221; target=”_blank”>Simposio Internacional Futuros Possíveis | International Symposium Possible Futures</a></strong> </div>

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s